A III Conferência de Cultura - que iniciou na última sexta-feira (5/8) e contou com a presença do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira e da diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida – está aberta à sugestões da sociedade civil até a próxima quarta-feira (10/8) que podem apresentar ideias e possibilidades para a cultura da cidade.
A intenção é incentivar a participação popular para contribuir com ações e planejamento para o setor em Contagem.
Com o tema “Reconstrução, Participação e Ação”, a conferência discutirá o contexto da pandemia e como o setor cultural e toda a sua cadeia produtiva foi afetada nesta conjuntura.
Os interessados em participar com ideias e sugestões podem acessar o link https://decidim.contagem.mg.gov.br/processes/conferenciadecultura
Segundo a secretária de Cultura, Monique Pacheco, a abertura para novas propostas visa justamente o alinhamento de ideias com a população. “Quanto mais a população nos auxiliar com ideias e necessidades, mais estaremos sabendo sobre as diferentes realidades nas nossas oito regionais”, destacou.
A Conferência
A fim de promover a devida avaliação e planejamento de políticas, de modo a privilegiar uma construção coletiva efetiva, a conferência está acontecendo abordando quatro eixos: Democratização do acesso à Cultura; Identidade, Memória e Patrimônio Cultural; Formação Cultural e Fomento à Cultura.
A conferência integra os instrumentos do Sistema Municipal de Cultura, previsto na legislação municipal 4.647/2013, em consonância com os sistemas estadual e nacional de Cultura.
Confira a programação da III Conferência de Cultura de Contagem:
7 a 10/8 (domingo a quarta-feira)
Livre envio de propostas pela sociedade civil a serem analisados pelos grupos de trabalho formados por delegados eleitos nas pré-conferências
12/8 (sexta-feira)
Encontro de grupos de trabalhos
13/8 (sábado)
Plenária final